Mesturas II: Encontros Internacionais de Arquitectura Galiza-Portugal, Portugal 2016

Posted by Tiago do Vale on 27/09/2016 in Blog

Com o tema “Reabilitação e Intervenções no Património”, esta edição das Mesturas -a primeira em Portugal- é comissariada pelos arquitectos Tiago do Vale (Portugal), Jose Jorge Santos e Jose Carlos Mera (Espanha) e organizada pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos em conjunto com as delegações de Ourense, Pontevedra e Vigo do Colégio Oficial de Arquitectos da Galiza.

Com estas jornadas pretende-se divulgar na Galiza a arquitectura feita em Portugal e vice-versa, fomentando o intercâmbio de projectos e experiências e servindo de nexo de união entre a arquitectura de duas regiões que, apesar de tão próximas, permanecem ainda pouco cruzadas. Estes encontros serão também um fórum de debate que permitirá partilhar pontos de vista sobre a multiplicidade de temas de interesse comum a que a arquitectura e o urbanismo de ambas as margens do Minho dão diferentes respostas.

Os encontros decorrerão na Sede da OASRN, localizada na Rua de Álvares Cabral, nº 144, Porto, a partir das 19h00.
Entrada livre; inscrições através do e-mail cultura@oasrn.org.

 

7 OUT


abalo-alonso-600

ABALO-ALONSO ARQUITECTOS
ELIZABETH ABALO
GONZALO ALONSO

Arquitectos pela Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Navarra, com estúdio na cidade de Santiago de Compostela. Ambos doutorados pela Universidade de A Coruña e mestres em Reabilitação pelo Consorcio de Santiago. Gonzalo Alonso foi professor na Universidade de Dublin entre 2008 e 2011 e ambos foram docentes no Mestrado de Arquitectura Sanitária e Assistencial da Universidade de A Coruña.

Receberam mais de vinte primeiros prémios em concursos relacionados com o urbanismo, espaço público, edifícios cívicos e habitação. Obtiveram mais de setenta reconhecimentos nacionais e internacionais, entre os quais o Prémio da XIII Bienal de Arquitectura Espanhola em 2016, o prémio da Trienal de Milão em 2015, o Prémio Internacional “Ischia” de Arquitectura em 2014 pela reabilitação do Hotel Moure e o Prémio Internacional “Regeneração Urbana e Sustentabilidade” em 2013 em Bolonha.

Têm exposto e apresentado o seu trabalho em Espanha, Grã-Bretanha, Itália, Alemanha e Japão, e publicado a sua obra em diversos meios profissionais, tanto nacionais como internacionais.


 
celestino-garcia-brana-600CELESTINO GARCIA BRAÑA

Professor de Teoría de Arquitectura na Escola Técnica Superior de Arquitectura de A Coruña.
Foi director do Departamento de Composição da UDC de 1993 a 2005. Foi decano-presidente do Colégio de Arquitectos da Galiza de 2005 a 2011, vice-presidente do Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de España em 2010 e 2011 e é vice-presidente da Real Academia de Belas Artes da Galiza. Foi membro do comité de registos do DOCOMOMO Internacional de Brasília (2000) e é presidente da Fundação DOCOMOMO ibérica.

Como arquitecto a sua obra tem sido reconhecida com numerosos prémios e exposições, destacando-se o Prémio Europeu de Reabilitação em 2015. Foi também finalista do Prémio Nacional de Arquitectura Espanhola em 2005 e integrou inúmeras edições da Bienal de Arquitectura Espanhola desde 1990.

A sua actividade pedagógica e de investigação levou-o a participar em numerosos congressos e seminários por todo o mundo, ministrando palestras e cursos especializados em países como a Alemanha, Argentina, Itália, México, República Dominicana, Estados Unidos da América e Portugal, entre outros. Autor de vários livros, os seus trabalhos de investigação, artigos e conferências estão recolhidos em diversas publicações.


 

14 OUT


cendon-vazquez-600

CENDÓN-VÁZQUEZ ARQUITECTOS
PERFECTO CENDÓN DOMÍNGEZ
FRANCISCO JAVIER VÁZQUEZ FERNÁNDEZ

Arquitectos pela Escola Técnica Superior de Arquitectura de A Coruña com estúdio na cidade de Vigo, contam com um conjunto importante de trabalhos de reabilitação no centro histórico da cidade, encomendas do “Consorcio del Casco Vello de Vigo”.

A sua obra, especialmente no campo da reabilitação, tem sido reconhecida com vários prémios, entre os quais se destacam o Prémio COAG de 2013 na categoria de Reabilitação, sendo finalistas nos Prémios COAG de 2015, nos prémios Gran de Area dos anos 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2012, 2014 e 2015 e, mais recentemente, com uma menção honrosa nos Prémios de Arquitectura e Reabilitação Galiza 2016, na categoria de Reabilitação.

O gabinete participou na XII Bienal Español de Arquitectura e Urbanismo com a recuperação do Casco Vello de Vigo.


cendon-vazquez-600

MANUEL GALLEGO

Titulado e Doutorado pela Escola Técnica Superior de Arquitectura de Madrid. Trabalhou nos anos 60 con Alejandro de la Sota e foi bolseiro no Curso de Técnicos de Urbanismo no final da década em Paris. Foi arquitecto do Ministério da Vivenda e é professor Titular de Urbanística na Escola Técnica Superior de A Coruña desde 1987 (catedrático desde 2002). Foi professor convidado de projecto em várias universidades, como as de Madrid, Barcelona, Navarra, Sevilla, Málaga, Coimbra e Munique, entre outras.

Foi vencedor dos VIII Prémios COAG de arquitectura, em 1996. Em 1997 recebeu o Prémio Pedrón de Ouro, o Prémo da Critica para as Artes e Ciências e o Prémio Nacional de Arquitectura do Conselho Superior de Arquitectos de Espanha. Venceu o Prémio Nacional de Cultura Galega em 2008 e o Prémio Celanova em 2010. Medalha de Ouro da Arquitectura em 2011, Vencedor do Prémio da XII Bienal Espanhola de Arquitectura e Urbanismo em 2016 e Medalha de Ouro da Galiza em 2016, entre muitas outras distinções.

Participa em exposições nacionais e internacionais, ministra cursos e apresenta conferências tanto em Espanha como no estrangeiro. Foi jurado em concursos nacionais e internacionais e o seu trabalho tem sido publicado em várias monografias e revistas.


 

Organização
Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos / Norte 41°
Delegações de Vigo, Pontevedra e Ourense do Colégio Oficial de Arquitectos da Galiza
Comissariado
Tiago do Vale
Jose Santos e Jose Mera
Patrocínio
Ageas Seguros
Evento inserido no ARQ OUT – Mês da Arquitectura

Mais informações no site da OASRN.