A Fábrica de Botões Porto é um símbolo de um polo industrial que a cidade do Porto absorveu.
Fundada no início do século XX por Abílio Campos Tavares prosperou rapidamente, sobrevivendo à migração da industria têxtil para o Vale do Ave a partir dos anos 30 e às mudanças que a Revolução de Abril trouxe ao panorama industrial, encerrando portas nos anos 90.
A fábrica ocupava um edifício, faceando a Rua da Póvoa, de modesta matriz modernista e extremamente racional, mas rapidamente expandiu-se de forma desconexa e fragmentada pelo logradouro resultando, infelizmente, num conjunto desqualificado, insalubre e de pouco interesse arquitetónico.
Devoluta, é hoje apenas um documento vazio da interessante História Industrial do Porto, expectante do eminente renascimento desta zona da cidade e do que com ele virá.
A intenção, agora, é a de devolver a pertinência a este objeto arquitetónico, adaptando-o (sabendo que a indústria hoje é inviável nesta localização) a novas utilizações que respondam às necessidades da cidade.
Mantendo (e clarificando) o seu valor simbólico, devolve-se a Fábrica de Botões Porto ao uso e às pessoas através de um programa residencial multifamiliar, apoiado por uma pequena área de comércio e serviços.
Procura-se diminuir a densidade de construção e, simultaneamente, integrar rua e logradouro, permitindo que a proposta anime o espaço público e que a rua participe no novo conjunto arquitetónico.
Devolver a Fábrica ao uso actualizando-lhe o programa não implica esquecer o significado que contém para esta porção de cidade marcada pela indústria. O seu novo desenho torna explícita a matriz que a gerou, criando novas memórias que reforçam a sua história, estabelecendo um diálogo entre os diferentes tempos da cidade.
ARQUITETURA Tiago do Vale Arquitectos
EQUIPA DE PROJETO Tiago do Vale, Maria João Araújo, Cláudia Vieira da Silva, Teresa Vilar, Clementina Silva, Hugo Quintela, com Coraline Pothin, Florisa Novo Rodrigues, Riddhi Varma
ANO DE PROJETO 2018-2019
PROGRAMA Habitação Multifamiliar, Comércio e Serviços
LOCALIZAÇÃO Porto, Portugal
CLIENTE Privado
ÁREA DE IMPLANTAÇÃO 615 m2
ÁREA DE CONSTRUÇÃO 3333 m2